Em momentos de aperto acabamos recorrendo a linhas de créditos convencionais, que nos garantem o dinheiro de prontidão com pagamentos a longo prazo e com juros baixos, muitas vezes dependendo da dívida que possui é menor do que renegociar a mesma.
O empréstimo consignado é uma dessas opções, que garante o valor desejado com taxas menores que empréstimos pessoais e ainda tem a facilidade de uma análise de crédito mais certeira quando solicitada com a instituição financeira escolhida. Mas tem algumas mudanças ocorrendo e é sobre isso que falaremos com mais detalhes abaixo.
Como funciona o empréstimo consignado
O empréstimo consignado é uma linha de crédito que geralmente libera um valor mais alto que os empréstimos tradicionais, além de ter o seu desconto direto na sua folha de pagamento, garantindo assim que o pagamento será feito em dia e sem atrasos.
Em geral o empréstimo consignado possui uma taxa de juros mais competitiva com o mercado, garantindo assim um tempo menor de financiamento do valor solicitado além de parcelas mais atrativas para o cliente.
Para quem é liberado o empréstimo consignado
O empréstimo consignado tem como público funcionários de empresas, podendo ser pública ou privada, por isso é importante que o empregador possua vínculo com a instituição financeira que deseja solicitar a margem de crédito.
Outro público para esse tipo de linha de crédito são os aposentados e pensionistas, onde o débito é feito direto no demonstrativo de pagamento mensal e garante uma melhor organização financeira em momentos mais delicados.
Também devido a nova medida provisória aprovada no senado em junho de 2022 libera a análise de crédito para beneficiários do Auxílio Brasil, desde que a responsabilidade da dívida não seja ada para os cofres da União.
Importante salientar que, em casos de desligamento profissional, ou seja, trabalhadores que contrataram empréstimo consignado e tiveram seu desligamento da empresa há previsto o desconto de até 30% das verbas rescisórias para abatimento ou quitação da dívida pendente, neste caso geralmente os bancos fazem o pagamento antecipado das parcelas crescentes, assim o trabalhador só precisará se preocupar com o débito do empréstimo alguns meses depois.
Nova margem consignável de 2022
Devido a pandemia houve muitas mudanças no setor financeiro e análises de crédito, isso porque é preciso movimentar o setor financeiro brasileiro, por isso há uma maior liberalidade de limites de crédito para os solicitantes.
Uma das regras mais conhecidas e que estava em vigor desde 2003 é de que os contratos de empréstimos num geral não poderiam ultraar 30% do recebíveis do cidadão, podendo ainda ter um adicional de 5% para cartões de crédito consignado.
Por isso, algumas vezes podemos ter um limite negado após análise, pois é preciso verificar o comprometimento de rendimentos mensais do cliente visando seu conforto familiar.
Porém após análise de um projeto de lei entrou em vigor a medida provisória 1.106/22 onde determina que essa margem subiu para 40%, isso faz com que quem não possui limite disponível no momento poderá solicitar uma nova análise e terá mais chances de aprovação.
Vantagens ao contratar o empréstimo consignado
Se você está considerando a contratação desse tipo de empréstimo é importante entender quais são os benefícios principais para esse tipo de limite e veja se encaixa realmente na sua saúde financeira.
-
A análise é mais fácil: Em geral, quando você vai solicitar um empréstimo numa instituição financeira é normal que eles olhem histórico, saúde financeira atual e diversos outros fatores que podem impactar na aprovação ou não, mas não é o caso do empréstimo consignado.
Nessa modalidade usualmente as instituições apenas fazem uma análise de margem além dos seus dados pessoais, por ser atrelado a seu holerite ou então ao demonstrativo de pagamento do INSS é mais descomplicado.
Mas vale ressaltar que sim, em caso de negativação do seu cadastro positivo ou ainda restrição interna com o banco pode ocorrer a negativa. Em caso de dúvidas, converse com seu gerente para mais detalhes.
-
Taxas de juros mais atraentes e parcelas fixas: Há algumas modalidades de empréstimo que as parcelas podem ter valores diferentes do início ao fim do contrato, isso não ocorre com o empréstimo consignado.
Outro fator importante é que os juros costumam ser menores e mais atrativos, isso porque como é feito o desconto em folha há a garantia de pagamento em dia, aumentando assim a credibilidade do contrato.
-
Procurando unificar suas dívidas? Pode ser a melhor solução: Alguns tipos de contratações possuem taxas de juros muito altas para renegociação e em momentos de dificuldades financeiras pode ser a melhor opção para se manter em dia.
As análises de margem de crédito para empréstimo consignado costumam ter o prazo de 48h úteis e o valor integral solicitado é creditado em conta onde pode ocorrer duas situações, ou o valor já é distribuído para as dívidas em aberto para a quitação delas, isso é, quando o empréstimo consignado é solicitado na mesma instituição que as possui ou ele fica livre para ser usado da forma que preferir, por isso verifique sempre as cláusulas do contrato firmado.
-
Liberação para não correntistas: Por ser uma análise mais simples você pode solicitar a análise de crédito para instituições que não possua conta corrente, mas que tenham convênio com a sua empresa ou então instituição pagadora de pensão e aposentadoria, sempre verifique essa questão antes.
Isso aumenta o poder do cliente que pode comparar taxas e ver o que mais se enquadra com a sua realidade financeira, fique sempre de olho nas condições oferecidas.
Sabemos que depois de anos de pandemia muita coisa mudou em nossas casas e em nossas vidas, por isso é importante sempre estar atento às possibilidades que podemos seguir. Veja sempre com seu gerente as condições disponíveis para o seu perfil e encaixe no seu planejamento familiar mensal de uma forma que te auxiliará a ter um respiro financeiro.
Gostou de saber mais sobre esse tipo de liberalidade financeira e as novas diretrizes de margem para empréstimo consignado?